Ações do Município resultam em mais de r$ 2 milhões de economia aos cofres públicos

Para dar mais transparência aos processos de licitação, trazer mais seguridade, agilidade e competitividade o Município de Teodoro Sampaio implantou o sistema de pregão eletrônico para aquisição de bens materiais e contratação de serviços comuns. O sistema, que funciona via internet, já foi utilizado em 3 (três) procedimentos (aquisição de material didático, escolar e escritório; microesfera e tintas viárias e aquisição de veículos novos para a Saúde). Somente com esses três certames o Município conseguiu economizar mais de R$ 2 milhões: em torno de 37% do valor previsto/estimado. O gasto estimado é o valor originado das cotações realizadas com as empresas do mercado/ramo.

O novo mecanismo utilizado para as licitações públicas vai dar oportunidade para que empresas de todo o país participem das licitações, sem a necessidade de se deslocar até o Município, o que aumentará as ofertas e baixará os preços.

O Coordenador de Gestão de Licitações e Contratos, Victor Hugo Dumont, explica que as aquisições por meio de pregões eletrônicos propiciam o aumento da competição e transparência. “Uma das prioridades da Administração Municipal é agir de forma totalmente transparente em todas suas ações. O pregão eletrônico é a garantia da transparência durante as licitações, além de oferecer mais agilidade nas negociações, ampliar as oportunidades de negócios, desburocratizar e simplificar os trâmites e trazer economia e redução de tempo e custo”, explica Dumont, acrescentando que “o procedimento on-line permite, também, que empresas de qualquer estado brasileiro participem dos lances por si ou através de corretores previamente cadastrados na Bolsa de Licitações e Leilões (BLL)”. Ele explana também sobre o apoio do Prefeito Cesar Herling nas ações para redução de despesas: “O Prefeito Cesar é um grande entusiasta da tecnologia, pois em sua gestão já foram implantados diversos sistemas (Pregão Eletrônico; Diário Oficial do Município; Abastecimento de frotas; Aquisição de produtos para Merenda Escolar – PNAE) que permitem uma grande economia e controle nos estoques e aquisições.

Foi realizado também o pregão para contratação da empresa para gerenciamento do vale alimentação dos servidores do Município, onde foi obtido um desconto de R$ 108 mil reais por ano, gerando economia e equilíbrio aos Cofres Públicos e ainda a possibilidade de destinação dos valores economizados em outras áreas, como investimentos estruturais (pavimentação asfáltica, reformas, construções), aquisição de equipamentos, valorização do servidor Municipal.

fonte: www.teodorosampaio.sp.gov.br
Data: 08-02-2019