“Mais transparência: Governo Municipal adota Pregão Eletrônico”

Publicado em 13 de Março de 2013

A prefeitura municipal de São Gabriel está adotando um moderno e seguro sistema diferenciado de compras, o pregão eletrônico. Segundo o prefeito Roque Montagner foi feito um Termo de Adesão com a Bolsa de Licitações e Leilões do Brasil o Município de São Gabriel, que trará transparência e a possibilidade de economia que é muito grande. Ele avalia que além de econômico, o processo ágil dá mais dinamismo à máquina pública. O representante da BLL, Renato Basso, afirma que o pregão eletrônico dará mais oportunidade para o comércio de pequeno e médio porte, que poderão concorrer com os demais, baixando mais o preço dos produtos.

O pregão eletrônico expande as possibilidades de economia e dificulta as fraudes na administração pública, pois qualquer empresa do país pode participar de concorrência, ou em qualquer cidade onde seja adotado o sistema. O secretário de Compras, Ivel Xarão, destaca que outra mudança para moralizar a dispensa de licitação é a utilização de envelopes lacrados com as propostas, que serão abertos diante de uma comissão e dos participantes da concorrência.

Um outro fator importante com o novo sistema é a publicidade e a transparência. Segundo Renato Basso os editais são divulgados no Diário Oficial do Estado, em jornais estadual e local, no portal oficial da prefeitura e no link da BLL. Através do sistema eletrônico qualquer interessado pode acessar a sessão e acompanhar virtualmente a licitação trazendo mais competitividade e transparência ao processo.

TREINAMENTO – A BLL fornecerá suporte aos fornecedores locais com treinamento e aquisição de equipamentos necessários para fazerem parte do pregão eletrônico. Qualquer empresa pode participar do sistema e de qualquer pregão realizado no País. De acordo com Renato Basso o pregão eletrônico abrirá o mercado dando igualdade para todos sem nenhum custo para a prefeitura. Quando uma empresa local vender para outro Estado a nota fiscal será de São Gabriel. O pregão funciona com o bem ou serviço comum que possa ser especificado em edital, com exceção para obras de engenharia, fiduciária e imobiliária. (Paulo Elmano Borges – Foto: Letícia Leão).

Fonte: http://www.saogabriel.rs.gov.br/2013/noticia/leitura/3059/mais-transparencia-governo-municipal-adota-pregao-eletronico.html